terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Durma bem e seja feliz !

     A pedido de Thaty

     Neste post vou falar de como é importante ter boas noites de sono em seu cotidiano.

      Pesquisas muito interessantes apontam que dormir bem ajuda a evitar muitos problemas, como: acidentes no trabalho, infecções por baixa resistência, baixo vigor físico, envelhecimento precoce, depressão, fibromialgia e OBESIDADE !
     Um estudo da Universidade de Chicago e outro da Universidade de Columbia apontaram que curtos período de repouso podem levar ao aumento do IMC (Índice de Massa Corpórea)
     Uma pesquisa conduzida no Brasil, pelo pneumologista Denis Martinez, fundador da Clínica do Sono em Porto Alegre, confirma que "quem dorme 5 horas ou menos por noite corre 3 vezes mais risco de se tornar, no futuro, obeso".

Veja que dados alarmantes:

     Pesquisas divulgaram que uma pessoa que não dorme há mais de 19 horas comete mais erros (concentração, falta de atenção e reflexos) do que uma pessoa que tenha bebido 0,8g de álcool (quantidade equivalente a 3 doses de uísque)


     Ainda, como é durante o sono que as vivências de seu dia são memorizadas, quem dorme mal pode ter dificuldades de memorização.
Não adianta estudar que nem um animal e não dormir direito...muito do seu estudo será perdido....(animal não estuda, mas você entendeu a força de expressão!)


     Além disso, é durante o sono que 70% do hormônio GH (hormônio do crescimento) é liberado em seu organismo. A falta dele pode causar o enfraquecimento dos ossos, perda de massa muscular (todo aquele seu esforço absurdo malhando), acúmulo de gordura na região abdominal e alterações no sistema imunológico.


What the hell? (porquê isso!?)

     Para você que só acredita em explicações científicas:

     As pessoas que dormem pouco correm mais risco de terem obesidade ou sobrepeso por uma série de fatores. Dentre eles destaca-se o aumento de um hormônio chamado CORTISOL. Esse hormônio tende a agir mais intensamente nas pessoas que dormem pouco. Uma de suas funções é estocar energia (acumular gordura) no corpo.

     A GHRELINA, hormônio sintetizado no estômago, é responsável por regular o gasto calórico. Se usamos mais energia, ao permanecermos mais horas do dia acordados, esse hormônio contribui para o aumento da fome. Afinal, uma pessoa acordada gasta mais energia que uma pessoa dormindo...a não ser que você seja sonâmbulo e fique andando pela casa durante a noite e de dia fique sentado só assistindo TV...aí inverte...

     Outro nome simpático: a LEPTINA, que é um neuromodulador que controla a saciedade. Quando dormimos pouco há uma queda da leptina, aumentando sua fome.

     Com certeza tem mais coisa biocientífica, mas acho que já deu pra você entender que dormir bem faz parte de um bom programa de controle de peso, o que facilita sua vida.


Cada pessoa tem um biorritmo diferente, mas a média recomendada é de 7 a 8 horas de sono por noite.


Aqui vão algumas dicas para você dormir melhor:


* Evite cafeína, nicotina e álcool nas últimas horas de seu dia
* Não faça refeições exageradas durante à noite
* Procure dormir no mesmo horário todos os dias
* Tente não dormir durante o dia. Se for preciso, não passe de uma hora de sono e que seja antes das 15hs (à tarde)
* Procure não assistir TV, não estudar e não trabalhar na cama em que dorme. Muitas pessoas tem insônia porque não desvinculam lazer/estudo/trabalho do sagrado horário do sono.
* E, claro, se nada disso funcionar, experimente contar carneirinhos.

_________________________________________________________________________________
* Para mais dicas de alimentação saudável, bem-estar e controle de peso siga-me no twitter: @thirenovando

* Para conhecer os produtos da Herbalife e sentir os benefícios da melhor tecnologia em nutrição celular disponível no mercado, entre em contato agora mesmo! Surpreenda-se com a rápida melhora na disposição física e mental que os produtos lhe proporcionarão. Desintoxique seu organismo, perca peso e melhore seus hábitos alimentares para desfrutar de todo o bem-estar que seu corpo, saudável, lhe proporcionará!
(E-mail: herbalifethiago@hotmail.com)
Seu Distribuidor Independente Herbalife
Thiago Aguiar

Um comentário: