terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

A importância das Fibras


Atualmente a dieta da maioria das pessoas que vivem nas grandes cidades é extremamente pobre em nutrientes e fibras. Isso devido ao cotidiano agitado e estressante, que acaba por induzir hábitos errados de alimentação. Isso significa dizer que as pessoas estão dando preferência a alimentos industrializados. Preferem tudo refinado e processado "no úrtimo". Mas isso não é nada "chique no úrtimo" para o seu organismo...Nos processamentos de industrialização perde-se grande parte, para não dizer a TOTALIDADE, dos nutrientes e fibras. 

O Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos recomenda a ingestão diária de 30 gramas de fibras. O brasileiro das grandes cidades ainda está longe desta meta, pois segundo dados do Estudo Nacional de Despesa Familiar (Endef), do IBGE, o consumo médio de fibras por pessoa em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre é de aproximadamente 20 gramas.

As fibras alimentares são fundamentais na dieta. Constituem-se basicamente de celulose. Os seres humanos não digerem celulose, e este é justamente o motivo pelo qual é importante sua ingestão diária. Explico...

As fibras previnem doenças e ajudam no emagrecimento. 

Ingerir a quantidade correta de fibras facilita o correto funcionamento do intestino. Dessa forma, evita-se algumas das chamadas “doenças da civilização”: problemas como prisão de ventre, diverticulose, diverticulite, hemorróidas, problemas cardiovasculares e o câncer de cólon. 

Justamente por não serem digeridas elas praticamente saem do nosso organismo da mesma forma como entraram. Portanto, vale a dica: mastigue bem a sua salada!

Um belo prato de salada tem praticamente zero calorias e promove uma boa sensação de saciedade, o que facilita a disciplina na dieta.

Mas cuidado! Só a salada é que é de baixa caloria. Isso não se estende aos belos 2,5 litros de azeite, 3 kg de sal e temperos que você insiste em colocar, achando que “não pega nada”...

Além disso, as fibras reduzem a quantidade de calorias que você absorve dos alimentos, pois fazem com que as gorduras prendam-se a elas e “passem direto” pelo intestino sem serem absorvidas. Pesquisadores na USDA Beltsville Human Nutrition Research Center em Maryland testaram 9 dietas com variadas quantidades de fibras e gordura. As pessoas que se alimentaram da dieta contendo mais fibras absorveram menos gordura do que aqueles que comeram poucas fibras.

Os pesquisadores afirmaram que dobrar seu consumo diário de fibras de 18 para 36 gramas ajudará a digerir 130 calorias a menos dos alimentos.  

Mas, é preciso que se atente para o equilíbrio. Ingerir quantidades exageradas de fibra pode acarretar prejuízo na absorção de alguns minerais. 

DIABÉTICOS, ATENÇÃO AGORA !

Quando a alimentação não contém uma quantidade adequada de fibras, os carboidratos da refeição são digeridos de forma muito acelerada, acarretando um rápido aumento dos níveis de insulina no sangue (no caso de pessoas sem diabetes). Esse aumento da insulina no sangue provoca o acúmulo de gorduras (sua pança aumenta!). E, ainda, para "melhorar", após esse pico o nível de insulina cai bruscamente, o que deixa você cansado e faminto por algo com alto teor de açúcar. Este ciclo, além de impedir o emagrecimento, faz você engordar mais!

No caso dos diabéticos, como há uma carência na produção de insulina no corpo, essa situação é perigosíssima. Com a rápida digestão dos carboidratos, ocorre um pico de glicose no sangue. Como não há insulina para te fazer engoradar, como dito acima,  ocorre o aumento dos riscos típicos da diabetes...como o derrame, problemas vasculares, etc.

Estudos têm revelado que pessoas diabéticas podem obter grandes benefícios com as fibras. As pesquisas têm mostrado que as fibras solúveis têm a capacidade de baixar os níveis de açúcar no sangue em diabéticos porque aumentam os níveis de insulina.
 
As fibras também ajudam a reduzir o colesterol ruim do corpo. Elas ajudam a transportar o colesterol para fora do organismo e a reduzir o risco de doenças do coração.  
     
Alimentos ricos em fibras: 

Frutas, vegetais, pão integral, nozes, legumes, cereais integrais e farelos. Lembre-se, novamente, de suas aulas de biologia...Celulose é coisa de planta! Boi não faz fotossíntese, não tem parede celular celulósica! Portanto, leite e carne não têm as fibras que seu corpo precisa. Se você nunca come salada ou produtos integrais, pode começar a se preocupar...

Mas, sempre há esperança (para os carnívoros), de que alguém algum dia invente um belo de um “boi celulósico”...ele seria verde e, além de produzir seu próprio alimento (fotossíntese), ajudaria a combater o efeito estufa! Passaríamos, então, a plantar gado.
__________________________________________________________________________________
* Para mais dicas de alimentação saudável, bem-estar e controle de peso siga-me no twitter: @thirenovando

* Para conhecer os produtos da Herbalife e sentir os benefícios da melhor tecnologia em nutrição celular disponível no mercado, entre em contato agora mesmo! Surpreenda-se com a rápida melhora na disposição física e mental que os produtos lhe proporcionarão. Desintoxique seu organismo, perca peso e melhore seus hábitos alimentares para desfrutar de todo o bem-estar que seu corpo, saudável, lhe proporcionará!
(E-mail: herbalifethiago@hotmail.com)
Seu Distribuidor Independente Herbalife
Thiago Aguiar

Um comentário:

  1. a pergunta eh qual a importacia das fibras celuloses para as plantas?

    ResponderExcluir