sábado, 14 de maio de 2011

Refrigerante ou suco de caixinha?

A pedido de @liviabartolomeo 
Para falar desse tema, terei que usar de grande habilidade de síntese, pois encontrei muitas informações quando fui pesquisar.

Vou começar pelo refrigerante.

Muitas críticas e constatações permeiam o assunto dos malefícios causados por esta simpática e refrescante bebida, conhecida pelo nome de REFRIGERANTE. Ou refrí, para os mais íntimos.

Na composição dos refrigerantes encontram-se: conservantes, acidulantes, antioxidantes, corantes, estabilizantes, umectantes, aromatizantes, entre outras substâncias não saudáveis.
Essas substâncias, quando ingeridas em excesso (fala-se aqui de um consumo praticamente diário. Porém, o conceito de excesso varia de cada organismo), são propensas a contribuir com diversos problemas, como: câncer de esôfago (pelo refluxo dos gases); o agravamento de quadros de gastrite; flatulência (gases - barriga inchada); aumento dos níveis de colesterol; ocorrência de cáries (dependendo da sensibilidade e predisposição de cada indivíduo); descalcificação dos ossos (osteosporose - por conta do ácido fosfórico); hipertensão arterial (por conta da alta taxa de sódio); obesidade e os problemas correlatos; entre outros...

Não tenho a menor intenção de instaurar o pânico contra refrigerantes não, hein! Mas se você até aqui já está meio preocupado com essas informações, já terei alcançado um bom objetivo com este post: o de sugerir uma reflexão..."será que eu realmente preciso tomar essas bebidas coloridas, ácidas e gaseificadas?"

Mas não para por aí...
Cálculos revelam que existe uma quantidade de, em média, 9 colheres de chá de açúcar para cada copo de refrigerante. Isso é glicose na veia, meu irmão!
Pesquisas recentes revelam que o refrigerante não dietético aumenta em 80% o risco de diabetes.
E você ainda se pergunta porque está gorda(o)...tomando refrigerante o tempo todo...

Ah sim, claro...você não toma refrigerante normal, só ZERO ou LIGHT..."então estou salvo!" (você deve estar pensando)...veja a seguir como você estará "salvinho da silva":

Quando você ingere um refrigerante zero ou diet, você está ingerindo zero açucar. Porém, no lugar deste saboroso engordativo, você estará ingerindo poderosos adoçantes. Eles dão uma sensação de sabor doce, porém, você não estará fazendo nada além de enganar seu cérebro...é isso mesmo...

Como assim?

Explico...quando ingerimos algo doce, enviamos um comando ao nosso cérebro de que estamos ingerindo algum tipo de açúcar. Quando ingerimos adoçante, não há açúcar...então o cérebro fica: "Cadê o açúcar!!? Cadê o açúcar!!?". E adivinha qual é o resultado disso...você fica com uma baita vontade de comer o que? Açúcar!!! Uhuul!!!
Isso atrapalha qualquer programa de controle de peso, dieta controlada, etc...
Já é difícil arranjar força de vontade para não comer besteiras, doces, etc...a última coisa que você vai querer é o seu cérebro trabalhando contra você...

Fora este "fator enganação cerebral", digo mais: você já parou para reparar na quantidade de sódio que um refrigerante dietético tem? Agora vai lá, olha e me diz porque ele é fator de aumento de risco de hipertensão arterial...

E gente, não se engane...ÁGUA TÔNICA é REFRIGERANTE também! Uma lata tem cerca de 18 colheres de chá de açúcar. É por isso que há versões diet.   

E aqui vai mais uma dica:
Se você é daquelas mulheres que "naqueles dias" nem consegue abraçar o namorado de tanto inchaço ou chega a vomitar de tanta cólica, ou seja, sua TPM é elevada à última potência. Fuja dos refrigerantes, principalmente os à base de cola, nestes dias, por conta da elevada quantidade de cafeína que esse tipo de refrigerante tem. 
Excesso de cafeína (que estimula o sistema nervoso, causando agitação) pode agravar seus amados sintomas de amizade, fraternidade e sociabilidade, peculiarmente destacados nesse período feliz da vida de cada mulher.

Agora, quanto aos sucos de caixinha

Realmente, há que se dizer: não são saudáveis.
Lógico, são bem menos prejudiciais que os refrigerantes, mas também não escapam das críticas.
Não adianta achar que o suco dentro da caixinha é 100% natural...nos processos de fabricação muitos nutrientes são perdidos devido à adição de conservantes e devido às altas temperaturas de pasteurização (esterilização).
Imaginem vocês que ali dentro está um líquido que tem que durar por muitos meses sem estragar. É claro, existem conservantes, corantes, aromatizantes e o seu tão amado açúcar. 
E é açúcar na veia também! Estudos indicam a presença de 20g de açúcar por cada 200ml de suco (o equivalente a 2 colheres de sopa cheias). É por isso, também, que existem versões light e diet desses produtos.

Por tudo isso, você já está em pânico, ou me xingando...ou os dois, né...

A solução é muito simples!
Dê preferência aos sucos naturais, feitos na hora. Esses sim são ricos em nutrientes e fibras (peça sem coar, para aumentar a quantidade de fibras).
São ótimas opções, também, os chás feitos na hora e a água de côco natural.
Existem opções de chás industrializados sem conservantes. Esses são aceitáveis também.
Lembre-se que a melhor opção para hidratar seu organismo é a ÁGUA.
Beba água e seja feliz (veja meu post dando 10 razões para você beber mais água)

__________________________________________________________________________________
* Para mais dicas de alimentação saudável, bem-estar e controle de peso siga-me no twitter: @thirenovando

* Para conhecer os produtos da Herbalife e sentir os benefícios da melhor tecnologia em nutrição celular disponível no mercado, entre em contato agora mesmo! Surpreenda-se com a rápida melhora na disposição física e mental que os produtos lhe proporcionarão. Desintoxique seu organismo, perca peso e melhore seus hábitos alimentares para desfrutar de todo o bem-estar que seu corpo, saudável, lhe proporcionará!
(E-mail: herbalifethiago@hotmail.com)
Seu Distribuidor Independente Herbalife
Thiago Aguiar

17 comentários:

  1. Ai meodeos! Tomo muito suco de caixinha por ser superrrrrrr pratico... mas tomo muitaaaaaa agua tb... será que esta havendo uma "compensação"???
    Tenso...

    ResponderExcluir
  2. Ju, não precisa abominar os sucos de caixinha! Só beba com moderação, e não como se sua hidratação dependesse deles.
    =)

    ResponderExcluir
  3. Lindoooooooooo
    seu blog está o máximo
    te amo muito

    ResponderExcluir
  4. E como faço entao? Sempre mando suco de caixinha pro meu filho no lanche, pq se mando suco natural, quando ele for tomar 2 ou 3 horas depois, ja nao serve mais. Fico num dilema.
    Alana

    ResponderExcluir
  5. Oi Alana!
    Pois é...esse seu dilema aflige muitas pessoas.
    A grande pergunta é: como manter hábitos alimentares saudáveis na nossa rotina tão agitada, onde não temos tempo, ou às vezes não temos como optar por opções saudáveis de alimentação?
    Relmente, a resposta à esta pergunta não é lá muito agradável nem satisfatória...mas ainda ando em busca de melhores soluções.
    A resposta que eu venho encontrando é a seguinte: não há muita solução.
    Em muitos lugares é possível se alimentar bem. Em muitos outros, não encontramos nada além de porcarias cheias de açúcar, gordura e sal.
    Viver em um ambiente urbano, que nos exige muitas atividades diárias, é ter que aceitar o fato de que a vida não será 100% saudável todo o tempo.
    Minha dica pra você é: se seu filho gosta muito do suquinho, acho que ele deve continuar levando o suquinho...até que ele tenha condições de comprar o suco natural na hora. Até lá, procure garantir uma alimentação saudável e rica em nutrientes na sua casa, para que ele tenha sempre, em algum momento do dia, acesso aos nutrientes essenciais para um bom crescimento e uma boa saúde.

    Quem tiver mais dicas a respeito, por favor compartilhe!

    Obrigado pela participação Alana!

    ResponderExcluir
  6. Consume refrigerantes light , 200ml em um dia, e confesso que não sinto vontade de beber mais, comer é uma questão de controle, você contra-la seu corpo.

    ResponderExcluir
  7. Nunca li um texto informal tão bem redigido. Parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela explicação, muito bom mesmo!

    ResponderExcluir
  9. Adorei a matéria dos sucos,também gosto de sucos naturais

    ResponderExcluir
  10. gosto de tudo natural,afinal somos o que ingerimos

    ResponderExcluir
  11. Descobri,lendo a matéria,o quanto sabotava minha dieta com os tais sucos diets.

    ResponderExcluir
  12. Estou trocando o refri por suco de caixinha, mas com muita moderação. Acredito q se é um pouco menos prejudicial já está ótimo. Além do que, o refri são muito ácido que aumento o pH do sangue, se não me engano, que prejudica muito a saúde. Não posso tomar suco natural sempre, contudo pretendo evitar ao máximo o refri e controlar o suco de caixinha. Ótimo texto...

    ResponderExcluir